5 TERRE

5 TERRE

OgAAAF6iiI7cHqk9rqWz2Px0dcmZwDoLqCVa1FtdDnNtYClpJZbs1cnnBHLV1ilkrjnSjhFgq7w3gRqI8tWqREcwcoAAm1T1UNON3MpZ7Gp_H7NXbAgluXeVOYAy OgAAANuRuXPtdK7WxUQbdwn-5KHxkDZ0YkIGQPUTmhcfKYdXeY1L_4cJOs5hc5j7QBOPz5D0ekx0ppgT-W1qmbAnuSEAm1T1ULvfQKQGG2aHCLQowra_iYKmsuZM

Itália, Bella Itália. Um dos países com maiores visitas turísticas do mundo! Entre os mais cotados e desejados, não é a toa que todo mundo tem o desejo de conhecer ao menos uma cidade italiana em toda sua vida. Roma, Veneza, Florença, Milão. O que varia de gosto para gosto… mas o que deveria realmente estar incluído como roteiro obrigatório no seu mochilão é 5Terre.

5 Terre – Patrimonio Mundial da Humanidade

Localizado na Riviera Ligure entre Levanto e Portovenere, compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore com os distritos de Corniglia e Manarola. São caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços devidos à particular técnica agrícola usada para usufruir tanto quanto possível os terrenos com grande inclinação.

Cinque-TerreDSC06446

Dada à localização pouco dotada de infraestrutura de estradas, o acesso mais fácil é por ferrovia. Todas as cinco localidades estão dispostas sobre a linha ferroviária Gênova-La Spezia e possuem uma estação (compre o bilhete único e usufrua parando em cada cidade), ou então faça o trajeto pelos tradicionais sentieri (trilhas) que os conecta. Sendo a principal delas via dell’amore ou estrada do amor, que remete a história de ser ligada à ferrovia e era usada no início de 1900 para depositar o pó de disparo utilizado na construção entre Riomaggiore e Manarola. Um trecho de aproximadamente 1km entre as duas cidades que revela os encantos e um ar de romantismo eterno italiano.

DSC06389 DSC06414

O melhor modo de visitar Cinque Terre é a pé percorrendo o assim chamado “sentiero azzurro (SVA)” (cerca de cinco horas).

DSC06415DSC06437

Porém para os mais aventurosos e desbravadores recomendo o “sentiero delle alta via delle Cinque Terre (AV5T)”. Também existem propostas em anéis, todas vias podem ser verificadas pela figura

 mappa_sent

E também pelo link oficial:

http://www.parconazionale5terre.it/sentieri_parco.asp

Que detalha tempo trecho a trecho, quais estão liberados, distância, etc.

A entrada no Parco, possui um custo de 5 euros.

O melhor modo de se chegar à região é via trem ou de Genova ou de La Spezia. Existem muitos hostels dentro das 5 Terre, mas com um custo mais oneroso, se você parar ou em Levanto ou em Portovenere poderá pagar um preço mais acessível. Também há muitos campings na região e se você talvez não queira pagar por um, então dá para acampar em meio às trilhas altas (discretamente).

Se alimentar nas cidadezinhas é a melhor coisa que tem! Compramos pizza e vinho branco (gelado) nos comércios locais e fomos para a beira dos precipícios comer. Delícia! Não existe nada melhor que a Itália possa lhe oferecer!!! Curta e alimente-se muito bem!

pizza

Aproveite e vá no verão, assim você aproveita as praias (maravilhosas), mas evite o mês de agosto, principalmente a semana do dia 15, que é praticamente o carnaval deles. Agora se você quiser muito movimento, bagunça, festa, fogos, luais em lua cheia, essa seria a melhor data mesmo.

DSC06244DSC06439

Arranhe falar um pouco de italiano, o comportamento deles muda, e se tornam as pessoas mais carismáticas da terra. Eu confesso que sou Italiana de corpo e alma, não dá para negar, e desde que aprendi a língua italiana meu relacionamento com o povo mudou completamente.

Allora, fai il bravo!

Eu morei dois anos na Itália e conheci praticamente a mesma de cabo a rabo e posso lhe responder novamente a primeira indagação. Qual são os melhores lugares para se conhecer na Itália? 5terre com certeza está nos top 3, talvez dividindo posto com Costa Amalfi.

As pessoas que vão a Florença geralmente fazem roteiro junto com Pisa, digo e repito, Pisa não tem nada além da Torre e te ocupa no máximo 2hrs de visita. Se o tempo é curto, pule Pisa e vá a 5Terre!

DSC06407

Os únicos trem que chegam lá são regionais, nada de trens de alta velocidade! Portanto, vasculhe o www.trenitalia.it e não esqueça de “convalidare” seu bilhete.

Buonviaggio! Ci vediamo presto!

English version:

https://rxplorer.wordpress.com/2014/12/11/5-terre-english-version/

Anúncios

Um pensamento sobre “5 TERRE

  1. Pingback: 5 TERRE – ENGLISH VERSION | rxplorer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s