Grand Canyon

Aos que não sabem o Grand Canyon possui diversas entradas, a mais comum e visitada pelos turistas passageiros é a West Rim por ser a mais próxima de Los Angeles e Las Vegas e é a mesma que possui o SkyWalk, aquela passarela de vidro suspensa.

Eu no caso fui ao South Rim, eleito o melhor segundo o Trip Advisor. Já os americanos elegem o North Rim como o melhor, dizendo que proporciona vistas únicas e foge da grande procura pelos turistas. O North Rim é o com maior altitude e se encontra fechado no período do inverno, meu próximo destino do Grand Canyon.

Bom, retornando ao foco deste post, no caso, o South Rim e suas trilhas. Resolvi escrever pois eu fiquei cheia de dúvidas quando comecei a procurar uma trilha para mim. As coisas não são bem específicas e não temos ideia do quanto é longe o Colorado River bem como a diferença altimétrica do Canyon, e sim se desce bastante, algo em torno de 1500m de diferença altimétrica.

DCIM100GOPRO

Eu acabei decidindo ir em Março pois queria visitar San Francisco sem fog, e sim obtive muita sorte. E para completar a sorte peguei neve no Grand Canyon! Digo-lhes que foi algo inédito e valeu a pena.

Para iniciar eu cheguei de avião a Flagstaff, o aeroporto mais próximo, voei vindo de SF e a passagem custou em torno de $100, ela não foi muito econômica, e também não permitia despachar bagagem, havia mais um custo de $25 para cada mala.

Meu voo chegou tarde, próximo da meia noite, e não haviam mais táxis ou sinal de vida. A minha sorte que conheci um casal onde a mulher era brasileira casada com um americano, bom ela me ofereceu uma carona o que salvou minha vida. Portanto, tome cuidado caso chegue depois das 21h porque depois do último transfer realmente não há mais nada no aeroporto.

Fiquei num hotel chamado Little America, muito bom e novamente com um preço bastante acessível, atenção apenas pois o breakfast é a parte.

Contratei um guia que me guiaria nas trilhas, a empresa me buscou em Flagstaff e me conduziu até o Grand Canyon, aproximadamente 2 horas de distância. Na realidade, existem transfer e um trem turístico que lhe porta ate lá, mas como a ideia era iniciar cedo a trilha ele me buscou no hotel às 7h, incluso no preço da trilha.

IMG_2521

O trem no caso se chama http://www.thetrain.com/ e parte de Willians uma cidade vizinha, 20 minutos de Flagstaff.

O transfer é o Shuttle Arizona, este que utilizei para o retorno http://arizonashuttle.com/cities/flagstaff/

Lhes digo que Março foi um mês bom, pois os preços não estavam tão onerosos e as trilhas não estavam cheias, contou-me o guia que na semana seguinte iniciaria o Spring Break e a partir daquela data todas trilhas não seriam mais como aquele momento de paz até a entrada do verão, portanto novamente, sorte. Sim no verão a procura baixa, pois as temperaturas chegam a 50 °C. E apesar de eu ter pego temperaturas no topo de 2°C durante o dia e negativas durante a noite, na caminhada, ao descer, as temperaturas chegaram a 12°C, ou seja, foi super bom.

IMG_2575IMG_2534

A trilha que realizamos se chama South Kaibab Trail, também eleita como a preferida pelos turistas pois desce sempre pelo espigão mantenho uma vista incrível a todo o momento. Porém, a trilha histórica e clássica se chama Bright Angel, ambas se unem no Phantom Ranch que é o acampamento junto ao Colorado River, portanto se você pretende passar alguma noite ou fazer trilhas de 2, 3 dias a ideia seria ir por uma e retornar pela outra. Ou então, seguir toda a própria Bright Angel do South ao North Rim e vice-versa sempre caminhando pelo Bright Angel Creek. Reserve o Phantom Ranch (acampamento) pois ele enche, há também cabanas lá.

IMG_2552IMG_2558

Bom eu acabei realizando a South Kaibab e pedi, implorei ao guia me levar o mais próximo possível do Colorado River, na realidade eu queria ir até a ponte, mas é longe acredite, uns 10km desde o início da trilha. Realizamos uns 8km de descida e consegui observar a ponte e o rio, antes de uma última descida brusca e travessia. As pessoas até se impressionavam que estávamos fazendo tudo em um dia só, a dica seria ir até o Phantom Ranch acampar e retornar no dia seguinte, porém os pacotes de guias não te proporcionam apenas 2 dias de trilha, o mínimo é 3. Mas não há nenhuma dificuldade em planejar sozinho essa trilha, é tudo muito bem marcado, há muitas outras pessoas também realizando, o parque te da um mapa com todas as trilhas, ônibus e informações na entrada. A partir daí depende de cada um, como estava sozinha contratei a empresa All-Star Grand Canyon Tours, o meu guia se chamava Nick e foi excelente pessoa do início ao fim. Fomos caminhando até um um pouco além do Tip Off Point, nossa trilha durou aproximadamente 6h com percurso de 15km incluindo ida e volta (observar mapa abaixo).

IMG_2536IMG_2535

Em anexo um vídeo gerado pelo meu GPS do nosso trajeto .

Grand_Canyon-South_Kaibab_Trail-Map

Acabei dormindo em um lodge do South Rim chamado Maswik, mais econômico e próximo de tudo. Já o Lodge mais famoso e com o melhor restaurante se chama El Tovar, na realidade você poderá dormir em um e ir ao restaurante do outro, pois não há nenhuma refeição incluída. Todos podem ser encontrados nesse link inclusive o Phantom Ranch:

http://www.grandcanyonlodges.com/

No dia seguinte reservei a manhã para realizar o Rim Trail com a rota do ônibus vermelho, é um ônibus free que passa dentro do parque e te leva em todos pontos da borda do Canyon, reserve umas 3h para parar em todos pontos. Os ônibus passam de 10 em 10min então se você não quiser caminhar entre os trechos não há necessidade.

hermits-556

Outra curiosidade da região são ou Mule Deer, que é uma mistura de mulas com veados, você os vê solto pelo parque.

IMG_2528

E falando em mulas, você vai os encontrar nas trilhas, cuidado pois eles se assustam! Às vezes estão carregando pessoas, outras vezes apenas equipamentos. Existem histórias de que alguns se atiram das trilhas apenas pelo susto mesmo, então quando os ver, de espaço e não faça movimentos bruscos.

DCIM100GOPRO

Respeite a fauna e a flora, e entre em harmonia com a natureza! Até vestígios pre-históricos você verá por lá.

IMG_2562

Grand Canyon é uma maravilhosa aula de Geologia, aproveite!!!

IMG_2627IMG_2577IMG_2559

Um pensamento sobre “Grand Canyon

Deixe um comentário

