Psicologia Energética – EFT

Quando estamos sintonizados em um problema que nos aflige, despertamos o sistema elétrico, que começa a atuar de maneira negativa. É necessário, então, um procedimento para livrar-se desse bloqueio de energia.

A psicologia energética tenta equilibrar, restaurar e melhorar o funcionamento da pessoa. Essa técnica está sendo usada atualmente no mundo inteiro, trazendo rápidos resultados e podendo ser facilmente aplicada tanto com o auxílio de um profissional quanto por si mesmo.

A grande vantagem da psicologia energética é que, ao estimular pontos energéticos do corpo, juntamente com a invocação de frases, ela pode mudar rapidamente o sistema eletroquímico do cérebro.

Essa psicologia da energia, também conhecida como técnica de liberdade emocional (EFT), funciona através do sistema energético do corpo e ao toque (tapping) em seus pontos com os dedos (pontos de acupuntura) no rosto e no corpo em um padrão específico para liberar estresse, emoção negativa, respostas indesejadas e físicas dor. Semelhante à acupuntura, porém sem agulhas.

Como funciona?

A energia flui através dos meridianos em nossos corpos, da mesma forma que o sangue flui através das nossas veias. Quando uma pessoa recebe uma lesão física ou choque emocional, ocorre um bloqueio no sistema do meridiano e uma ruptura nos resultados do fluxo de energia. As emoções negativas não são criadas pelo próprio evento, elas são criadas pela interrupção no sistema de energia que ocorre como resultado do evento.

A emoção negativa é então reeditada sempre que esse evento vem à mente. Se o bloqueio não for removido ou rebalanceado, isso pode resultar em depressão, estresse entre outros problemas emocionais além de físicos, como tensão muscular e dores.

O EFT trabalha liberando o bloqueio. Sem o bloqueio no sistema de energia, o evento original ainda ocorrerá, mas não há mais um sentimento negativo associado a ele. Ele só se torna uma memória, o que aconteceu, mas já não afeta os sistemas de mente e corpo. Esta técnica pode ser usada tanto em questões emocionais quanto físicas.

Há muitos pontos potenciais para a aplicação de EFT para melhorar o desempenho no esporte. Esses incluem:

Liberar a tensão/ansiedade associada com o desempenho – quando o atleta visualizar a situação de antemão pode aplicar EFT a qualquer ansiedade que venha à tona.
Liberar as emoções negativas e os efeitos de falhas do passado, também podem ser sistematicamente identificados e tratados com EFT.

É importante também buscar quaisquer crenças negativas que podem ter se desenvolvido fora dessas falhas e resolvê-las também. Dirige-se a identidade do atleta, e elimina-se qualquer auto crenças negativas que pode dificultar o desempenho de pico.
 

Como aplicar?

O primeiro passo para fazermos EFT, ou qualquer outra técnica de libertação emocional, é identificar a emoção. Depois, temos sempre a opção de nos mantermos agarrados e amarrados a ela ou, por outro lado, decidirmos se libertar. Quando decidimos ser livres, estamos prontos a usar a EFT para dissolver as emoções que nos limitam.

Fazer EFT é muito simples. Apenas exige de nós o reconhecimento das emoções que estamos sentindo e a vontade de libertar tais emoções tocando nos pontos de EFT.

Alguns pontos que são trabalhados estão na figura e todos correspondem ao trabalho da emoção.

tap.png

 

Ser Específico

Se não conseguires resultados imediatos com EFT, isso não significa que a EFT não funciona. Significa apenas que não está sendo específico na emoção que está a sentir. Muitas vezes achamos que sentimos uma coisa, mas, na realidade, existem outras emoções associadas que não gostamos de aceitar ou não conseguimos “olhar” para elas de frente por serem dolorosas demais. Com a prática, aprende a reconhecer o que está acontecendo e aprende a encontrar as verdadeiras emoções.

Quer aprender mais? A Dra. Wania Sierra da Nihumana é especializada na aplicação em EFT e possui um núcleo de psicologia em São Paulo que atende a atletas de trail running para o controle de ansiedade, desempenho, etc.

Confere a página no face:

https://fb.com/nihumana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s