Reclamar aumenta performance?

40550916.jpg

Nas últimas provas fiquei pensando, talvez reclamar aumente a performance, não sei. Isso porque nós sempre procuramos algo para reclamar. Ou está quente demais, ou frio demais, ou está chovendo, ou tem muita neblina, ou nos molhamos no rio. Se encontrar um dia de treino perfeito nos 365 do ano, será o máximo, e não ver ninguém dizer um porém, o ápice.

E por causa disso, se aprende a total inutilidade de reclamar sobre coisas que não se pode mudar, como o fato de que durante o verão, é quente lá fora. No inverno, é frio. Às vezes, quando queremos fazer coisas ao ar livre, é ventoso. Ou chove. Ou as coisas que gostamos de fazer machucam nosso corpo. Ou temos que carregar mochilas pesadas para chegar a algum lugar para fazer alguma coisa. E lamentar sobre isso não faz exatamente nada para ajudar, principalmente ‘durante’ uma prova. Ela já está ali pré-programada, sendo realizada e não irá se ajustar para você. Todos estão nas mesmas condições, acredite.

E o pior é que você está fazendo isso porque quer. Praticar esportes de endurance, o próprio nome diz: “resistência”. Aprenda a lidar com isso, e desfrute das adversidades a seu favor.

Frio? Deveria ter trazido mais camadas. Cansado? Deveria ter ido dormir antes de começar as 3 da manhã. Com medo de um movimento duro em uma subida? Deveria ter treinado mais e ficado mais forte. Molhou? Traga uma muda extra de roupas. Normalmente, um de nós reconhece o ridículo do nosso passatempo: “Você sabe, poderíamos estar em casa bebendo e assando um churrasco”. É importante perceber, caso você se queixe, de que há um propósito diferente de apenas desabafar, e novamente não durante o processo.

Se estiver quente, reconheça e reveja as coisas que se precisa fazer para lidar com isso: hidratar, desacelerar, encontrar um ritmo que não resulte em insolação. Se estiver frio, certifique de que minha roupa esteja em camadas, para que não esteja suando e as extremidades não fiquem dormentes. Saber gerir seus equipamentos é fundamental, e essencial. Até porque praticamos esportes outdoor. Utilize da experiência obtida para os próximos treinos e provas. Até porque repetir o erro…

Aprenda que o prazer da ultramaratona está em sofrer. E isso é fatídico, irá ocorrer.

 

Inspirado na vida e no semi-rad

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s